Cacella Brass

Cacella Brass

Impulsionado pela necessidade de regressar ao palco e partilhando o fascínio pela música para metais e percussões surge, em pleno contexto pandémico, o Cacella Brass Ensemble, projeto que reúne elementos da Sociedade Filarmónica Vestiariense e músicos que colaboram regularmente com esta instituição.

Divulgando a música escrita e adaptada para ensembles alargados, o CBE oferece possibilidades ilimitadas em consequência da versatilidade que o distingue, contornando barreiras estilísticas e acústicas frequentemente restritivas para outro género de grupos. Delicado ou sonoro, cerimonial ou festivo, comemorativo ou contemplativo, são desafios habitualmente ultrapassados pela sonoridade conjugada de metais e percussões, dentro ou fora de portas.

O Cacella Brass Ensemble recebe o seu nome como forma de homenagear uma individualidade incontornável na história da Sociedade Filarmónica Vestiariense, Monsenhor José Cacella.

Com direção musical do Vestiariense Hugo Assunção (Primeiro Trombone da Orquestra Sinfónica Portuguesa e Professor de Trombone e Música de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa), o Cacella Brass Ensemble realizou o seu concerto de estreia no dia 28 de Novembro de 2020, no Cine-Teatro de Alcobaça – João D’Oliva Monteiro.