Jorge Trindade - Clarinete

Jorge Trindade - Clarinete

Jorge Trindade nasceu em Alcobaça em 1964. Por volta dos nove anos de idade obteve as primeiras lições de música com o seu pai, João Trindade, com Joaquim Marcos Assunção e com José Marcos Assunção na Sociedade Filarmónica MonsenhorJosé Cacela.

Aos dez anos passou a integrar a banda desta Sociedade Filarmónica que na altura era dirigida pelo Maestro Agostinho Caineta. Na banda, começou por tocar saxofone soprano tendo ao fim de sensivelmente um ano mudado para clarinete.

Aos catorze anos ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa onde realizou o curso de clarinete com os professores Marcos Romão dos Reis e António Saiote.

Em 1985 foi membro da Orquestra dos Jovens do Mediterrâneo e de 1986 a 1989 foi membro da Orquestra Juvenil da Comunidade Europeia. Neste período teve a felicidade de ter como companheiros da orquestra: Romain Guyot, Martin Spangenberg, Marco Postinghel, Sergio Azzolini, Rachel Gough, Jaime Martin, Benoit Fromanger, François Leleux, entre tantos outros; Maestros : Erich Leinsdorf, Zubin Mehta, Eliahu Inbal, Claudio Abbado, Jesus Lopez-Cobos, Vladimir Ashkenazy; solistas: Maria João Pires, Sir Yehudi Menuhin, Christa Ludwig, Margaret Marshall, Christian Altenburger, Barry Douglas, Ravi Shankar, Vitória Mullova, Jessy Norman, Alfredo Krauss, etc.

Posteriormente, como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura e Inspirado por esta vivência, prosseguiu os estudos musicais na Alemanha (1989-1992) na Musikhochschule de Hannover com o Professor Hans Deinzer e na Holanda (1992-93) no Rotterdams Conservatorium com o Professor Walter Boeykens. Nesta instituição obteve o diploma de solista em clarinete.

Tocou a solo com a Orquestra da RDP de Lisboa, com a Orquestra do Norte, com a Orquestra Sinfonieta de Lisboa e com a Orquestra Sinfónica Portuguesa obras de Mozart, Weber, Eurico Carrapatoso e Nuno Corte-Real.

Tem participado em concertos com grupos diversos de música de câmara e com várias Orquestras em alguns dos principais festivais na Europa, Ásia e USA.

De 1986 a 2017 também se dedicou ao ensino do clarinete tendo leccionado em diversas Escolas de Musica: Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, Academia de Amadores de Música, Escolas profissionais de Música de Almada e Mirandela, Conservatórios de Caldas da Rainha e de Santarém, Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, etc.

De 1992 a 1994 foi membro da Orquestra do Norte.

É, desde 2002, membro da Orquestra Sinfónica Portuguesa.