Luís Espadana - Clarinete

Luís Espadana - Clarinete

Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Vestiariense (Vestiaria, Alcobaça).

Prosseguiu os estudos de Clarinete no Conservatório de Música das Caldas da Rainha e na Academia de Música de Alcobaça, onde estudou com os professores Jorge Trindade, José António Santos e Jorge Camacho.

Ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra e concluiu a Licenciatura em Música, na vertente de Interpretação – Clarinete na Universidade de Évora, onde integrou a classe do professor Étienne Lamaison.

Obteve o Mestrado em Ensino da Música, na área de especialização de Instrumento (Clarinete) e Música de Conjunto na Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa sob a orientação do professor Paulo Gaspar.

Ao longo do seu percurso musical trabalhou com diversos clarinetistas em estágios de aperfeiçoamento musical, Josep Fuster, Juan António Ferrer, Nuno Silva, Luís Gomes, Rui Martins, Joaquim Ribeiro, António Rosa, Iva Barbosa, António Menino.

Integrou diversos projetos musicais, o Ensemble Vocal Vestea Cantata, do qual é um dos membros fundadores, a orquestra de madeiras The BellsWood Ensemble e a Orquestra Marquês de Pombal.
Como docente lecionou a disciplina de Clarinete no Conservatório de Artes Canto Firme (Tomar). Atualmente desenvolve a sua atividade de docente na Escola de Artes do Norte Alentejano (distrito de Portalegre). Colabora também com as Escolas de Música das Bandas Filarmónicas de Vestiaria e Pataias.

Desde fevereiro de 2019 assume a função de maestro da Banda da Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense (Pataias, Alcobaça).