Manuel Campos - Percussão

Manuel Campos - Percussão

Manuel Campos (1971) é um dos nomes destacados do panorama da percussão portuguesa contemporânea, ao mesmo tempo que ensina e coordena a Área de Percussão da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.

Aos 11 anos, iniciou a sua formação musical na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Vestiariense Monsenhor José Cacella, concluindo esse primeiro estádio na Escola Profissional de Música de Espinho. Obteve, pelo seu desempenho artístico e académico, uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar na Escola Superior de Música de Würzburg (Höchschule für Musik Würzburg), sob orientação dos professores Siegfried Fink e Mark Lutz. Estudou ainda no Rotterdam`s Conservatorium, onde obteve, sob direção de Robert van Sice e Miguel Bernat, o seu Diploma UM (Solista) em Marimba.

A sua formação como músico e instrumentista é completada pelas participações em masterclasses de nível internacional, das quais se destacam as realizadas com nomes tão importantes do panorama internacional da percussão como: Evelin Glennie, Keiko Abe, Sunergy, Robert van Sice, Fritz Hauser, Glen Velez, Les Percussions de Strasbourg, Percussion Group Cincinnati, Markus Leoson, Nebojsa Zivkovic, Daniel Berg, Miguel Bernat, Leight H. Stevens, Silvio Gualda, Kroumata Percussion Group.

Repartindo atualmente a sua atividade entre a pedagogia e a carreira como instrumentista, destaca-se a sua condição de percussionista no Drumming – Grupo de Percussão, agrupamento de que é co-fundador, e que possui um destacado currículo internacional, para além de solista do Remix Ensemble Casa da Música, cuja formação integra desde a fundação, no ano 2000, no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, deste que é um dos grandes agrupamentos de referência europeia e mundial na música contemporânea. Apresentando-se regularmente nos maiores palcos nacionais, já no plano internacional, o Remix Ensemble possui no seu historial, e entre outras, atuações em Valência, Roterdão, Huddersfield, Barcelona, Estrasburgo, Paris, Orleães, Bourges, Reims, Antuérpia, Madrid, Budapeste, Norrköping e Viena. Em 2008 apresentou-se em Berlim, Paris, Estrasburgo, Orleães, no Teatro Nacional de São Carlos (Das Märchen de Emmanuel Nunes) e na Fundação Gulbenkian em Lisboa. Em 2009 atuou em Madrid, Witten, Berlim, Bruxelas, Huddersfield, Amesterdão, Hamburgo, Frankfurt…

Presentemente regido pelo maestro titular Peter Rundel, o agrupamento foi já dirigido pelos maestros Stefan Asbury, Ilan Volkov, Kasper de Roo, Pierre-André Valade, Rolf Gupta, Peter Rundel, Jonathan Stockhammer, Jurjen Hempel, Matthias Pintscher, Franck Ollu, Reinbert de Leeuw, Baldur Brönnimann, Emilio Pomàrico, Pedro Neves, Heinz Holliger, Brad Lubman Paul Hillier e Peter Eötvös. Data de 2004, o primeiro álbum (duplo) gravado pelo Remix Ensemble Casa da Música, contendo registos em estúdio e ao vivo de obras de Pauset, Azguime, Nuno Côrte-Real, Peixinho, Dillon, Staud e Nunes, encontrando-se ainda disponíveis registos dedicados a obras de Emmanuel Nunes (editoras Numérica e Westdeutscher Rundfunk WDR) Bernhard Lang (Villa Concordia), António Pinho Vargas (Numérica) e Wolfgang Mitterer (Casa da Música), Klaus Ib Jorgensen (Da Capo) e Janes Dillon (Aeon).

A diversificação e ecletismo do repertório do Remix Ensemble Casa da Música e respetivos músicos e diretores ficam amplamente atestados pelas suas incursões pela música cénica, acompanhamento de filmes, dança e jazz, a par da promoção de numerosos workshops com compositores como António Pinho Vargas, Brice Pauset, Emmanuel Nunes, Frédéric Durieux, Heiner Goebbels, Iris ter Schiphorst, James Dillon, Magnus Lindberg, Mark-Anthony Turnage, Luís Tinoco, Georges Aperghis, Helmut Lachenmann, Bernhard Lang, Matthias Pintscher, Harrison Birtwistle, David Horne, Wolfgang Mitterer, Hans Abrahamsen, Karin Rehnqvist, entre outros!

Salienta-se ainda a atividade de Manuel Campos como percussionista free-lancer em projetos a solo e/ou em colaboração com orquestras e agrupamentos musicais diversos, bem como a direção artística de diferentes projetos ligados à interpretação musical. Destacam-se as suas colaborações com as Orquestras Gulbenkian, Nacional do Porto, Sinfónica Portuguesa e Metropolitana de Lisboa bem como com as formações de referência no panorama português da música contemporânea como sejam a Oficina Musical (fundada por Álvaro Salazar) ou
o Grupo Música Nova (fundado por Cândido Lima).

Tem realizado e dirigido Masterclasses e cursos superiores de aperfeiçoamento para percussionistas tanto em Portugal quanto no estrangeiro, como sejam o XI Curso de Aperfeiçoamento Instrumental na ARTAVE – Santo Tirso (2009), o Curso de Percussão na EPVC – Viana do Castelo (2006), Curso de Percussão em Leiria (1999 e 2005) e na Academia de Música de Alcobaça e Escuela Internacional de Música em Barbadás (Espanha), em 2005.

Manuel Campos integrou ainda os júris de concursos de música como, em 2009, o 1º Concurso Internacional de Música de Câmara da cidade de Alcobaça e, em 2010, o Júri do Prémio Nacional de Jovens Músicos no nível superior em Percussão.