Marco Santos - Trompete

Marco António Assunção Santos nasceu em Leiria, no ano de 1975.
Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos com o seu tio e professor José Marcos Ramos Assunção, na Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella”, vindo a ingressar na Banda de Música em 1987 e mais tarde na Orquestra Ligeira desta mesma colectividade.
Frequentou durante alguns anos o Orfeão de Leiria nas classes de Formação Musical, Trompete e Classe Conjunto vindo mais tarde a transferir-se para o Conservatório Regional de Setúbal.
Participou nos II e IV Cursos de Música de Loures com os professores Steve Mason em Trompete e Hugo Assunção em Classe Conjunto.
Em 1995, e após prestar as necessárias provas, foi admitido como instrumentista em Trompete na Banda de Música da Força Aérea Portuguesa com a qual gravou um CD. Paralelamente, iniciou os seus estudos na Escola Superior de Educação de Setúbal onde frequentou o Curso de Professor de Educação Musical.
Em 1999 iniciou a sua actividade como professor, dando aulas de Iniciação Musical no Ensino Pré-escolar.
No ano de 2000, e após se ter retirado da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, pede transferência para a Escola Superior de Educação de Leiria a fim de frequentar o Curso de Professores do Ensino Básico na Variante de Educação Musical.
Exerceu funções na escola de música da Associação Recreativa Quiteriense (Valado de Santa Quitéria) de 2001 a 2005 e na Casa da Cultura de S. Martinho do Porto em 2003 e 2004, ambas como fundador e professor.
No ano de 2005 frequenta o Plano Curricular do Mestrado em Supervisão pela Universidade Aveiro.
Em 2006 desempenhou as funções de Formador na área de “Especialização em atividades lúdicas e de aprendizagem” – nível 4 e 5 e em 2008 no C.E.F.A. “Animado Sócio Cultural” – nível 3. Neste mesmo ano fez parte do Júri do Festival da Canção Cristã.
No ano de 2007 fez parte da organização e desempenhou a função de elemento do júri do Concurso Nacional de Orquestras Ligeiras e Big Bands, realizado no Cine Teatro de Alcobaça.
Nos anos de 2003 a 2007, frequentou em Lisboa o 1º, 2º, 3º, 4º e 5º grau dos Cursos de Pedagogia Musical orientado pelo professor Jos Wuytack.
No mesmo ano, participou como instrumentista em trompete no XXXV Certamen Internacional de Bandes de Música VILA D`ALTEA (Espanha).
Exerceu funções de professor na Escola de Música da Sociedade Filarmónica do Arrabal (Leiria), na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Turquelense onde acumulou as funções de maestro da Banda Filarmónica e dirigiu ainda a Orquestra Ligeira Sociedade Filarmónica Vestiariense de 2002 a 2016.
Atualmente, para além de professor de Educação Musical do 2º e 3º ciclo, no ensino público, exerce funções de professor na Escola de Música da Banda da Sociedade Filarmónica Pataiense, na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella”, estando a terminar o Mestrado em Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola Superior de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.