Nuno Carreira - Trombone

Nuno Carreira - Trombone

Iniciou os seus estudos musicais, na Sociedade Filarmónica Vestiariense, aos 11 anos de idade.
Em 1993 prossegue o seu percurso musical no Conservatório Regional de Tomar com os professores Fernando Faria, Hugo Assunção e Eduardo Lala.
Em 1995 continuou os seus estudos na Escola Profissional de Música de Almada, na classe de Trombone do professor Emídio Coutinho.
Concluiu a Licenciatura em Trombone na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Ismael Santos.
Ao longo do seu percurso musical tem participado em inúmeros Cursos e Masterclasses de aperfeiçoamento nas mais variadas vertentes com professores como: Joseph Alessi, David Taylor, John Peterson, Benny Scluchin, Hugo Assunção, Claus Nymark, Pedro Moreira, Paulo Gaspar e José Menezes.
Colaborou como musico convidado em varias orquestras nacionais como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Sinfonietta de Lisboa, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Algarve, Orquestra do Coral Sinfónico, Orquestra de Camara de Cascais e Oeiras e Lisbon Film Orchestra.
Teve o privilégio de trabalhar com maestros como Michael Zilm, Lawrence Foster, Mikhail Pletnev, Muhai Tang, Pedro Neves, Vasco Pierce de Azevedo, Paulo Lourenço, entre muitos outros.
Foi membro do grupo de metais e percussão Bubba Brass com o qual gravou um Cd.
Orientou o naipe de trombones em diversos estágios de orquestra nos Açores, Tomar, Palmela, Setúbal, Óbidos e Santo Estevão.
Tem cooperado com grupos dos mais diversos géneros musicais como são exemplo: Decateto Português de Metais, Quinteto de Metais “Quinto Império”, Quarteto de Trombones de Lisboa, Orquestra de Jazz Estaleiro da Música (Faro), Orquestra de Jazz dos Alunos da Escola do Hot Club (Lisboa), Big Band da Nazaré, Big Band da Escola de Jazz do Barreiro, Orquestra de Jazz Humanitária de Palmela, entre outros.
No âmbito do Jazz integra as formações Reunion Big Jazz Band e Orquestra de Jazz de Leiria.
É membro dos grupos South River Jazz Band, Manifestum Brass Band e da The BellsBrass Ensemble.
Leciona a classe de trombone na Academia de Música de Alcobaça, Academia de Música de Óbidos, Conservatório Regional de Palmela, Conservatório de Cascais, Conservatório Regional de Setúbal e Escola de Música da Sociedade Filarmónica Vestiariense.