Paulo Assunção - Percussão

Paulo Assunção - Percussão

Paulo Jorge André da Assunção iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Vestiariense (Vestiaria-Alcobaça), com o professor José Marcos Ramos Assunção no ano de 1987. Frequentou o curso de percussão e bateria no Conservatório Gualdim Pais, na Escola Profissional de Música de Almada, no Conservatório das Caldas da Rainha, na Escola de Música do Orfeão de Leiria, na Escola de Jazz de Torres Vedras e na Escola “JB Jazz” Lisboa, nas quais estudou com os professores Manuel Campos, Lídio Correia, Carinhas, Michael Lauren, Bruno Pedroso e André de Sousa Machado.

É Licenciado em Percussão pelo Instituto Piaget de Almada na classe dos professores Richard Buckley e Elizabeth Davis.

Como experiência profissional destaca-se entre outras, a participação no 2º estágio da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra “Sine Nonime”, Ensemble “Contemporâneos”, onde trabalhou com os maestros António Saiote, António Vassalo, Paulo Lourenço, Alberto Roque e Jean Sébastien Béreau.

Em 1998 ingressou na Banda de Música Da Força Aérea Portuguesa, como percussionista, onde atualmente é primeiro Sargento, dos Quadros Permanentes.

Ao longo dos anos, tem participado em diversos projetos musicais, entre os quais se destacam: formação de jazz “Big Band Time”, “Summer Jazz Orquestra”, ensemble de tubas “Tubophonia” orientado pelo tubista Sérgio Carolino, grupo de bossa nova “Afinidades”, concerto com os tubistas Sérgio Carolino e Oren Marchal, XXXV Certame Internacional de bandas de música VILA D’ALTEA (ESPANHA), musical de Filipe La Féria “Música no coração”, Grupo de animação “Bandalhada”, entre outros.

Como docente, leciona a disciplina de percussão na Academia de Música de Alcobaça, Conservatório de Caldas da Rainha e em diversas escolas de música do distrito de Lisboa e Leiria. É membro fundador e professor da Academia de Música e Artes da Sapataria/Sobral de Monte Agraço.

No ano de 2018 terminou o mestrado em Ensino da Música no Instituto Piaget de Almada.