Rui Gabriel - Saxofone

Rui Gabriel - Saxofone

Rui Gabriel, nasceu em 1971, iniciou os seus estudos musicais de saxofone na Sociedade Filarmónica Vestiariense. Diplomado pelo Conservatório Nacional, sob a orientação de Vítor Santos, prosseguiu os seus estudos de saxofone em Paris com Jean-Yves Fourmeau, tendo vindo a obter uma primeira menção no diploma do Curso Superior do Conservatório Nacional de Cergy- Pontoise. Para este efeito obteve uma bolsa da SEC (Secretaria de Estado da Cultura) e uma Licença de Estudos patrocinada pela Marinha Portuguesa. Alcançou o Primeiro Prémio por unanimidade do Júri em dois Concursos Internacionais, respetivamente, Leopold Bellan e UFAM. Licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, é na Banda de Música da Marinha Portuguesa que desenvolveu grande parte da sua actividade profissional. Foi professor de saxofone na Escola de Música do Conservatório Nacional, mas colaborou em numerosas instituições de ensino de música, nomeadamente o Conservatório de Setúbal, Academia de Amadores de Música de Lisboa, Escola de Música de Santarém ou a Escola de Música de Torres Vedras.

Como saxofonista profissional a sua actividade distribuiu-se em participações nas mais diversas áreas: teatro, televisão, bailado, cinema ou colaboração com artistas (ex: Sérgio Godinho, Virotino, B. Sassetti...). Destacam-se colaborações com a Orquestra Sinfónica portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica de Moscovo, Big Band do Hot Club Portugal, Orquestra Sinfonietta de Lisboa ou Orquestra Filarmonia das Beiras. Estreou em 1997 uma obra original para saxofone e piano do compositor Luís Tinoco, na Fundação Gulbenkian, designada por “Verde Secreto”, obra essa que voltou a interpretar no Teatro Nacional de S. Carlos. O compositor Bernardo Sassetti dedicou-lhe um pequeno trecho da sua música para o filme “Maria do Mar”. Em 2004 tocou o célebre concerto de Glazunov para saxofone e Orquestra com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa. Em 2007 foi júri do Concurso Internacional de Saxofone “Vítor Santos”.

Rui Gabriel é Licenciado e Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada). Diplomado com um “Mestrado Executivo” em Gestão de Recursos Humanos pelo INDEG Business School/ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, é também Mestre na área do Comportamento Organizacional e da Gestão dos Recursos Humanos pelo ISCTE Business School.