Vera Santos - Clarinete

Vera Santos - Clarinete

Natural de Vestiaria - Alcobaça iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Vestiariense, frequentando a Banda e a Orquestra Juvenil desta instituição. No ano de 1999 ingressou no Conservatório de Música de Caldas da Rainha onde trabalhou com os professores Jorge Trindade, José António Santos e Jorge Camacho e em 2003 continuou os seus estudos na Academia de Música de Alcobaça onde concluiu o 8o grau com o professor Jorge Camacho, tendo aqui frequentado a Orquestra de Clarinetes e Orquestra de Sopros da escola. Em 2007 ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE) onde concluiu a Licenciatura em instrumento – Clarinete - sob orientação dos professores Nuno Pinto e António Saiote. Em 2018 obteve o grau de Mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Educação Jean Piaget, em Almada, sob orientação dos professores António Saiote e Filipe Dias.

Obteve prémios em concursos nacionais e internacionais de instrumento, música de câmara e orquestra, e frequentou masterclasses em direção coral e direção de orquestra, contribuições valiosas para o seu crescimento enquanto artista. De destacar a oportunidade de frequentar masterclasses com: Luís Gomes, Joaquim Ribeiro, Nuno Silva, Paulo Gaspar, António Rosa, Etienne Lamaison, Jonathan Cohler, António Saiote, Nuno Pinto, Aleksander Romanski, Juan Ferrer, David Krakauer, Steve Cohen, Andrew Simon Ronald Van Spaendonck, Michel Arrignon, Valdemar Rodriguez e Cármen Borregales (no VIII Festival para jovens clarinetistas realizado em Caracas, Venezuela). Frequentou ainda, durante cinco anos consecutivos, o Curso Internacional de Direção de Orquestra Sinfónica, em Leiria, orientado pelo maestro Jean Sebastian Béreau.

Tem vindo a participar na Banda Sinfónica Portuguesa (BSP) onde já trabalhou com os maestros Francisco Ferreira, Luís Carvalho, Douglas Bostock, Dario Sotelo e Rafael Vilaplana. Assim, teve a oportunidade de tocar em salas como Teatro Rosala de Castro na Corunha (Espanha), Teatro Monumental de Madrid, Concha Acústica no Palácio de Cristal no Porto, Teatro Municipal de Lagoa, Coliseu do Porto e Sala Suggia na Casa da Música do Porto. Ainda com a BSP participou no World Music Contest, concurso internacional de bandas em Kerkrade, Holanda, onde obteve o 1o lugar.

É membro fundador do Trio Impressões juntamente com Bernardo Pinhal (piano) e Rui Ramos (flauta transversal), trio esse que obteve o primeiro lugar do escalão A na primeira edição do CIMCA – Concurso de Música de Câmara de Alcobaça, abrindo portas à realização de vários recitais no Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, nos Dias da Música do Centro Cultural de Belém, no Palácio dos Anjos em Algés e na Casa da Música do Porto.

É membro da Banda Sinfónica de Alcobaça e professora na Academia de Música de Alcobaça onde leciona as disciplinas de Clarinete, Classes de Conjunto Coral e Instrumental. Também tem vindo a desempenhar diversas funções de coordenação e direção de projetos dentro das várias valências da instituição. É maestrina do Coro da Banda de Alcobaça desde a sua fundação em 2013.