Mariana Espadana - Flauta

Mariana Espadana - Flauta


Mariana Espadana iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade, na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Vestiariense Monsenhor José Cacella, onde aprendeu flauta transversal, ingressando mais tarde, em 2001, na Banda desta mesma instituição.

De 2002 a 2007 estudou na Academia de Música de Alcobaça, tendo aulas de flauta transversal com as professoras Sofia Silva e Natália Grossmannová. Prosseguiu os seus estudos no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, estudando com as professoras Anabela Malarranha e Janete Santos.

Posteriormente ingressou no Curso de Música da Universidade de Évora, integrando a classe da professora Anabela Malarranha, concluindo a Licenciatura em Flauta Transversal no ano 2013.

Participou em diversas masterclasses, aulas particulares e estágios onde trabalhou com os flautistas Rien de Reede, Thies Roorda, Trevor Wye, Averil Williams, Nuno Inácio, Sofia Cosme, Vasco Gouveia e João Pedro Fonseca, e maestros Pedro Neves, Alberto Roque, Paulo Martins e Rui Carreira.

Desde 2011 que lecionou em várias escolas de música oficiais como Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém, Canto Firme, Conservatório Regional do Alto Alentejo, Academia de música de Alcobaça.

Paralelamente lecionou também em várias Escolas de música de bandas filarmónica, inclusive da Escola de música da Sociedade Filarmónica Vestiariense Monsenhor José Cacella, onde foi professora da classe de flauta transversal até ao ano de 2020.

Foi ainda membro fundador do Ensemble Vocal Vestea Cantata, colaborou com os projetos The Bells Wood Ensemble e Orquestra Marquês de Pombal, desenvolveu o projeto destinado a crianças Crescer é Divertido e em 2017 criou e organizou o 1º Flaut&Arte – Festival de flauta transversal, sendo a responsável até ao ano de 2019.