António Rosa - Clarinete

António Rosa - Clarinete

ANTÓNIO ROSA, natural de Vestiaria (Alcobaça), nasceu em Coimbra em 1977, iniciou os seus estudos musicais com José Marcos Assunção e Jorge Trindade na Sociedade Filarmónica Vestiariense "Monsenhor José Cacella". Aos 10 anos de idade ingressa no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde estudou com os professores Jaime Carriço, Joaquim Ribeiro e Rui Martins.

Mais tarde frequentou a Escola Profissional de Música de Almada, na classe do professor Rui Martins, onde lhe foi atribuida uma bolsa de estudo a frequentar em Roterdão com o professor Walter Boyekens. Paralelamente participou em cursos de aperfeiçoamento musical em Lisboa, Setúbal, Castelo Branco, Porto, Vigo (Espanha) Oosténde (Bélgica) e Evian (França) com os professores António Saiote, Miguel A., Philippe Cuper, Guy Deplus, Jacques di Donato, Alan Damiens, Gregory Smith, Robert Spring e Howard Klug.

Ao longo do seu percurso académico, participou em estágios e concertos com a Orq. das Escolas de Música, de Sopros de Aveiro, Almada, Portuguesa da Juventude, Sinfonieta de Lisboa, Sinfonieta da ESMAE, e de Clarinetes Invicta.

Na música de câmara deu os primeiros concertos com o grupo Ensemble Palhetas de Alcobaça, orientado por seu tio José Fróis. Mais tarde colaborou em concertos de música de câmara com elementos da Orq. da Juventude Bruxelas.

É membro fundador do Quarteto de Clarinetes do Porto, no 3rd International Osaka Chamber Music Competition&Festa em Osaka (Japão) e laureados com o 2º prémio no concurso "Jovens músicos", organizado pela RDP em 1999.

Em Óbidos apresentou-se várias vezes a solo com orquestra -Concerto de Saverio Mercadante com a orquestra do curso de direcção orientado por Robert Houllian, no Festival de Massarelos -Concerto nº 1 de C.M.von Weber com orquestra de Pedroso, em Valência - 1ª rapsódia de Debussy com a orquestra das Escolas de Música dos Conservatórios Públicos.

Em música de câmara com piano apresentou-se em recitais em, Oliveira de Azemeis, ClarmeetOporto (Congresso Internacional de Clarinete) Montroy (Valência), Lousada, Almada, Loures, Sevilha, Vestiaria e Gondomar. Em 2004 apresentou-se de novo no Festival Cistermúsica (Alcobaça) interpretando algo inédito em Portugal; o quinteto de Max Reger com o Quarteto de Cordas de Oslo.

Participou em concursos nacionais e internacionais de clarinete, onde se destacou com os 1ºs. prémios dos concursos "Jovens clarinetistas" em 2000, Porto, lº prémio do concurso "Marco Romão dos Reis" 2001, Loures e foi semifinalista nos Concursos Internacionais "Valenttino Bucchi" Roma 2000, "Internacional do Porto" 2001 e "Dos Hermanas" Sevilha 2001. Venceu em Julho de 2002 o concurso do "International Clarinet Association" na variante Young Artists Competition em Estocolmo e em Agosto de 2003 ganhou o 1º prémio do Concurso International de Clarinete em Montroy, Valência-Espanha.

Foi assistente do prof. António Saiote nos cursos de aperfeiçoamento musical em Oliveira do Bairro, Guimarães e na ESMAE entre 2003 e 2005. Manteve desde sempre uma forte vertente pedagógica, leccionou na Escola de Música Gualdim Pais em Tomar (1999/2001), Conservatório de Música da Maia (2002/2006) e orientou cursos de aperfeiçoamento musical em Lousada, Vestiaria, Academia de Alcobaça, Cursos de FAMDA, Conservatório de Aveiro, Academia de Paços de Brandão e orientou Workshops de requinta na ESART em Castelo Branco.

Participa regularmente com outros grupos de música de câmara como Quarteto para o fim dos tempos de O.Messiaen, com o Quinteto de cordas e clarinete "Sonare", o trio com viola e piano "Marchen Trio", com o "Estúdio de Ópera" na Casa da Música, duo de clarinete e percussão (Jean-François Lezé) "Clamar", e com o octeto de sopros dos "Solistas da ONP".

Licenciado pela Escola S. de Música e das Artes do Espectáculo do Porto na classe do prof. António Saiote, e prémio Fundação Eng. António de Almeida (melhor aluno de cada instrumento em cada ano) , foi convidado mais tarde para ser seu assistente entre 2003 e 2005.

É solista desde Janeiro 2002 na Orquestra Nacional do Porto e colabora frequentemente com a Orquestra Gulbenkian. Membro representativo eleito da comissão de músicos na Orquestra N. do Porto entre Junho 2003 e Julho 2006.

Professor de clarinete no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Aveiro e Prof. na Universidade Católica no Porto. Frequenta o mestrado de clarinete em Aveiro, estando neste momento a finalizar a tese com o tema: "O Reportório para Clarinete em Portugal no século XIX".