Orquestra Ligeira

Formada em 1983 com apenas 9 elementos oriundos da também recém-formada Escola de Música da Sociedade Filarmónica Vestiariense, esta Orquestra Ligeira Juvenil veio, gradualmente, a aumentar o seu número de executantes, tendo atingido 26 músicos ainda durante a primeira fase da sua existência, que terminou em 1988.

O início de uma segunda fase verificou-se a 19 de Outubro de 1993, então formada por 29 músicos com idades compreendidas entre os 12 e os 22 anos, esta fase prolongar-se-ia até finais do ano de 1999.
A terceira fase, actual, que teve a sua apresentação a 16 de Junho de 2001, está naturalmente na sequência do trabalho desenvolvido desde 1983, por vezes interrompido devido ao seu próprio cariz juvenil que requerer uma constante e sequencial permuta de jovens.

Estamos assim, neste momento, com uma formação de 23 jovens músicos com idades compreendidas entre os 12 e os 22 anos.

Convém realçar que já passaram pelas três fases da Orquestra Juvenil cerca de sessenta jovens músicos, todos com aprendizagem na Escola de Música.

Desde a sua formação, em 1983, da Escola da Música da SFV têm saído alguns valores que, entretanto, passaram por esta orquestra e que são hoje firmes certezas do panorama musical Português a todos os níveis.

Ao longo da sua existência a Orquestra Ligeira Juvenil da SFV tem efectuado actuações por todo o país de norte a sul tendo realizado também uma digressão à região de Saint Tropez em França (Côte d’ Azur).
No ano de 2002 a Orquestra sofreu uma reestruturação, passando Marco Santos a ser o seu diretor musical.

Diversos foram os eventos nos quais a Orquestra já participou, destacando-se:
→ A gravação de um CD em conjunto com a Banda Filarmónica “104 Anos ao Serviço da Cultura”;
→ 2004 – Final do Concurso Nacional de Música, na Aula Magna da Universidade de Lisboa (organização do INATEL);
→ 2005 – Final do Concurso Nacional de Música, na Aula Magna da Universidade de Lisboa (organização do INATEL);
→ 2007 – Organização do I Concurso Nacional de Orquestras Ligeiras (Cine-Teatro João d’Oliva Monteiro, Alcobaça);
→ 2008 – Concerto no World Master Orientering (a convite da Federação Portuguesa de Orientação);
→ 2008 – Concerto de Encerramento da Convenção da ERA Imobiliária (Viseu);
→ 2018 – Concerto no Festival Alcobaça In Jazz (Organização da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria).

Mais do que um simples concerto, a Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Vestiariense pretende essencialmente proporcionar um espetáculo diferente, através da interpretação de diferentes temas de vários géneros musicais no âmbito da música ligeira e jazz, divulgando dessa forma a qualidade musical deste grupo.