Andreia Marques - Trompete

Andreia Marques - Trompete

Andreia Marques iniciou os seus estudos musicais de trompete aos 11 anos de idade na Sociedade Filarmónica Vestiariense. Ingressou no Conservatório de Caldas da Rainha, sob orientação do Professor José Cedoura, passando depois para o Orfeão de Leiria com o Professor Alfredo Lopes, terminando no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa com o Professor Filipe Coelho. Licenciou-se no Instituto Jean Piaget sob a alçada do Professor Jorge Almeida e realizou o Mestrado em Ensino de Música com o Professor Sérgio Carvalho.
Ao longo da sua aprendizagem participou em várias masterclasses e workshops (desde clássico a jazz) com a orientação dos professores Hugo Trindade, Stephen Mason, Thierry Amiot, Vasco Faria, Kevin Waldron, Luís Granjo, Sérgio Charrinho, Gileno Santana.
Neste momento colabora com a Banda Filarmónica da Vestiaria, Cacella Brass Ensemble, Big Band do Município da Nazaré e Banda Sinfónica de Alcobaça .
Atualmente é professora de trompete na SFV (Sociedade Filarmónica Vestiariense), AMA (Academia de Música de Alcobaça), CCR (Conservatório de Caldas da Rainha) e na SAMP (Sociedade Artística Musical dos Pousos).

Carolina Rosa - Flauta Transversal

Carolina Rosa - Flauta Transversal

Carolina Rosa nasceu em Coimbra. Iniciou os seus estudos musicais aos cinco anos de idade na Orquestra Ligeira da Junta de Freguesia do Bárrio e aos sete anos ingressou na Escola de Música do Orfeão de Leiria na classe de flauta transversal do professor João Pedro Fonseca. Aos quinze anos entra na Escola Profissional de Música de Espinho sob a orientação dos professores Angelina Rodrigues e Paulo Barros tendo obtido a classificação de 19 valores no seu recital final. Em 2017 começou a frequentar a licenciatura em música na Universidade do Minho na classe do professor Gil Magalhães.
Paralelamente, frequentou diversas masterclasses com flautistas como Trevor wye, Adriana Ferreira e Julien Beaudiment.
Ainda muito nova, foi premiada em diversos concursos, destacando-se o 2o prémio no Concurso “Paços Premium”, o 1o prémio no concurso internacional deTorres Vedras e o 2o lugar ex-aequo no concurso “Marília Rocha”.
Desde 2015, começou a colaborar com a Orquestra Clássica de Espinho. Em 2017 foi eleita por concurso interno na Escola Profissional de Música de Espinho para tocar a solo com a orquestra da mesma. Em 2018 participou no II Festival BSP Júnior, em 2019 integrou a Orquestra Académia Filarmónica Portuguesa e em 2020 começou a colaborar com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
São de destacar colaborações com os maestros Pedro Neves, Jean Sebastian Bereau, Jean Marc Burfin, Jan Wierzba, Alapaslan Ertungealp, José María Moreno, Douglas Bostock, Rossen Gergov e Tobias Gossman.
Atualmente, integra a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa e paralelamente, encontra-se a frequentar o último ano de Licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra sob a orientação do professor Nuno Inácio.

Inês Martins - Iniciação Musica/Piano

Inês Martins - Iniciação Musica/Piano

Natural de Alcobaça, iniciou os seus estudos musicais em 2010 na Academia de Música da cidade, onde realizou a sua formação em harpa do 1º ao 5º grau em regime articulado e do 6º ao 8º grau em regime supletivo, concluído em 2018. Foi elemento de diversas formações, essencialmente corais, destacando-se o Coro da Banda de Alcobaça. Concluído o 8º grau de harpa, em 2018 ingressa na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade NOVA, onde se encontra a realizar a Licenciatura em Ciências Musicais. Desde outubro do mesmo ano que se juntou à equipa da Escola de Música José Cacela, da Sociedade Filarmónica da Vestiaria, onde lecionou Iniciação Musical de Teoria e Piano. Atualmente, leciona Harpa, Iniciação de Piano e Música para Bebés na Academia Bloom (Lisboa) e Piano e Iniciação de Piano na Escola de Música José Cacella (Vestiaria).

Luís Miguel Espadana - Clarinete

Luís Miguel Espadana - Clarinete

Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Vestiariense (Vestiaria, Alcobaça).
Prosseguiu os estudos de Clarinete no Conservatório de Música das Caldas da Rainha e na Academia de Música de Alcobaça, onde estudou com os professores Jorge Trindade, José António Santos e Jorge Camacho.
Ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra e concluiu a Licenciatura em Música, na vertente de Interpretação – Clarinete na Universidade de Évora, onde integrou a classe do professor Étienne Lamaison.
Obteve o Mestrado em Ensino da Música, na área de especialização de Instrumento (Clarinete) e Música de Conjunto na Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa sob a orientação do professor Paulo Gaspar.
Ao longo do seu percurso musical trabalhou com diversos clarinetistas em estágios de aperfeiçoamento musical, Josep Fuster, Juan António Ferrer, Nuno Silva, Luís Gomes, Rui Martins, Joaquim Ribeiro, António Rosa, Iva Barbosa, António Menino.
Integrou diversos projetos musicais, o Ensemble Vocal Vestea Cantata, do qual é um dos membros fundadores, a orquestra de madeiras The BellsWood Ensemble e a Orquestra Marquês de Pombal.
Como docente lecionou a disciplina de Clarinete no Conservatório de Artes Canto Firme (Tomar). Atualmente desenvolve a sua atividade de docente na Escola de Artes do Norte Alentejano (distrito de Portalegre). Colabora também com as Escolas de Música das Bandas Filarmónicas de Vestiaria e Pataias.
Desde fevereiro de 2019 assume a função de maestro da Banda da Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense (Pataias, Alcobaça).

Nuno Carreira - Trombone

Iniciou os seus estudos musicais, na Sociedade Filarmónica Vestiariense, aos 11 anos de idade.
Em 1993 prossegue o seu percurso musical no Conservatório Regional de Tomar com os professores Fernando Faria, Hugo Assunção e Eduardo Lala.
Em 1995 continuou os seus estudos na Escola Profissional de Música de Almada, na classe de Trombone do professor Emídio Coutinho.
Concluiu a Licenciatura em Trombone na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Ismael Santos.
Ao longo do seu percurso musical tem participado em inúmeros Cursos e Masterclasses de aperfeiçoamento nas mais variadas vertentes com professores como: Joseph Alessi, David Taylor, John Peterson, Benny Scluchin, Hugo Assunção, Claus Nymark, Pedro Moreira, Paulo Gaspar e José Menezes.
Colaborou como musico convidado em varias orquestras nacionais como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Sinfonietta de Lisboa, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Algarve, Orquestra do Coral Sinfónico, Orquestra de Camara de Cascais e Oeiras e Lisbon Film Orchestra.
Teve o privilégio de trabalhar com maestros como Michael Zilm, Lawrence Foster, Mikhail Pletnev, Muhai Tang, Pedro Neves, Vasco Pierce de Azevedo, Paulo Lourenço, entre muitos outros.
Foi membro do grupo de metais e percussão Bubba Brass com o qual gravou um Cd.
Orientou o naipe de trombones em diversos estágios de orquestra nos Açores, Tomar, Palmela, Setúbal, Óbidos e Santo Estevão.
Tem cooperado com grupos dos mais diversos géneros musicais como são exemplo: Decateto Português de Metais, Quinteto de Metais “Quinto Império”, Quarteto de Trombones de Lisboa, Orquestra de Jazz Estaleiro da Música (Faro), Orquestra de Jazz dos Alunos da Escola do Hot Club (Lisboa), Big Band da Nazaré, Big Band da Escola de Jazz do Barreiro, Orquestra de Jazz Humanitária de Palmela, entre outros.
No âmbito do Jazz integra as formações Reunion Big Jazz Band e Orquestra de Jazz de Leiria.
É membro dos grupos South River Jazz Band, Manifestum Brass Band e da The BellsBrass Ensemble.
Leciona a classe de trombone na Academia de Música de Alcobaça, Academia de Música de Óbidos, Conservatório Regional de Palmela, Conservatório de Cascais, Conservatório Regional de Setúbal e Escola de Música da Sociedade Filarmónica Vestiariense.

Ricardo Pereira - Bateria/Percussão

Ricardo Pereira - Bateria/Percussão

Ricardo Pereira (1979), natural da Nazaré, residente em Bárrio, Alcobaça.
Iniciou a sua formação musical na Escola de Música do Bárrio aquando do inicio do projecto da orquestra Ligeira e Juvenil da Freguesia do Bárrio, na vertente da Bateria, (1997).
Passado um ano foi convidado a ingressar como baterista na Orquestra Ligeira e juvenil da Freguesia da Cela, concelho de alcobaça, onde permaneceu alguns anos.
Mais tarde teve aulas de bateria com o professor Filipe Simões em Famalicão da nazaré que viria a ser convidado a ingressar na Orquestra ligeira e juvenil de Famalicão da Nazaré como percussionista e mais tarde como baterista, até aos dias de hoje, participando em alguns concertos.
Foi convidado a ingressar como percussionista na Big Band Time, um projecto musical iniciado com músicos do Concelho de Alcobaça (Vestiaria, Alcobaça, Boavista, etc.).
Chegou também a colaborar algumas vezes como baterista na Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Vestiarense.
Foi baterista da Big Band da Marinha Grande.
Percussionista em Bares, discotecas e durante 6 anos participou como percussionista no evento 24h de Spinning, organizado em São Martinho do Porto.
Foi professor de bateria na Escola de Música do Bárrio.
Foi baterista da banda de Originais “Os Lince” – banda vencedora de um dos Concursos de bandas organizado em Alcobaça – Sons do Baça.
Durante o seu percurso de baterista, de salientar os inúmeros convites para participar em outros projectos musicais.
Músico em três Bandas de Animação de rua no qual se mencionam os seguintes nomes, (Kamikaze – Animusika e os B.A.BA).
Salienta-se ainda a actividade de Ricardo Pereira, como baterista da Orquestra Ligeira e juvenil da Freguesia do Bárrio, como também se destaca estar neste momento a dar aulas de Bateria na Sociedade Filarmónica Vestiarense e a dar aulas de bateria na Escola de Música em Alfeizerão.

Marco Santos - Formação Musical

Marco António Assunção Santos nasceu em Leiria, no ano de 1975.
Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos com o seu tio e professor José Marcos Ramos Assunção, na Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella”, vindo a ingressar na Banda de Música em 1987 e mais tarde na Orquestra Ligeira desta mesma colectividade.
Frequentou durante alguns anos o Orfeão de Leiria nas classes de Formação Musical, Trompete e Classe Conjunto vindo mais tarde a transferir-se para o Conservatório Regional de Setúbal.
Participou nos II e IV Cursos de Música de Loures com os professores Steve Mason em Trompete e Hugo Assunção em Classe Conjunto.
Em 1995, e após prestar as necessárias provas, foi admitido como instrumentista em Trompete na Banda de Música da Força Aérea Portuguesa com a qual gravou um CD. Paralelamente, iniciou os seus estudos na Escola Superior de Educação de Setúbal onde frequentou o Curso de Professor de Educação Musical.
Em 1999 iniciou a sua actividade como professor, dando aulas de Iniciação Musical no Ensino Pré-escolar.
No ano de 2000, e após se ter retirado da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, pede transferência para a Escola Superior de Educação de Leiria a fim de frequentar o Curso de Professores do Ensino Básico na Variante de Educação Musical.
Exerceu funções na escola de música da Associação Recreativa Quiteriense (Valado de Santa Quitéria) de 2001 a 2005 e na Casa da Cultura de S. Martinho do Porto em 2003 e 2004, ambas como fundador e professor.
No ano de 2005 frequenta o Plano Curricular do Mestrado em Supervisão pela Universidade Aveiro.
Em 2006 desempenhou as funções de Formador na área de “Especialização em atividades lúdicas e de aprendizagem” – nível 4 e 5 e em 2008 no C.E.F.A. “Animado Sócio Cultural” – nível 3. Neste mesmo ano fez parte do Júri do Festival da Canção Cristã.
No ano de 2007 fez parte da organização e desempenhou a função de elemento do júri do Concurso Nacional de Orquestras Ligeiras e Big Bands, realizado no Cine Teatro de Alcobaça.
Nos anos de 2003 a 2007, frequentou em Lisboa o 1º, 2º, 3º, 4º e 5º grau dos Cursos de Pedagogia Musical orientado pelo professor Jos Wuytack.
No mesmo ano, participou como instrumentista em trompete no XXXV Certamen Internacional de Bandes de Música VILA D`ALTEA (Espanha).
Exerceu funções de professor na Escola de Música da Sociedade Filarmónica do Arrabal (Leiria), na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Turquelense onde acumulou as funções de maestro da Banda Filarmónica e dirigiu ainda a Orquestra Ligeira Sociedade Filarmónica Vestiariense de 2002 a 2016.
Atualmente, para além de professor de Educação Musical do 2º e 3º ciclo, no ensino público, exerce funções de professor na Escola de Música da Banda da Sociedade Filarmónica Pataiense, na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella”, estando a terminar o Mestrado em Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola Superior de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.